O português está te deixando louco?Acabe com as suas dúvidas em nossa seção de dicas rápidas

Português com música

Não existe maneira melhor para enriquecer o seu vocabulário de forma descontraída e relaxante do que ouvindo música não é mesmo? Resolvemos unir as duas coisas, e agora você vai poder praticar Português enquanto conhece e curte um pouco da música brasileira além de poder entender as diferentes expressões idiomáticas que encontramos nessas canções. Aumente o som!

Dicas rápidas

Acabe com aquela dúvida que sempre te persegue na hora de escrever em Português. Esta semana
Powered by Blogger.
Wednesday, August 3, 2011

PostHeaderIcon Episódio 02 - Fazendo novas amizades





Podcast 02 – Fazendo novas amizades

Transcrição:

Bem vindos ao Português para estrangeiros. Eu sou Rafael Reis, chegando até você das fabulosas montanhas de Minas Gerais, sudeste do Brasil. Esse é o nosso podcast de número 2. Os podcasts vão ajudar você, a adquirir vocabulário e a melhorar o seu português ainda mais rápido. Este episódio é narrado por um personagem que ao se ver em uma aula entediante começa uma nova amizade com uma de suas colegas de classe. Podemos começar?

Era segunda-feira, e eu estava assistindo à uma aula do meu curso de administração. Eu naturalmente tenho um grande problema quando o assunto é me concentrar, e ainda mais quando o tópico da aula é tão chato como aquele estava sendo naquele dia. À minha volta havia um bando de gente dormindo sobre os livros enquanto a professora explicava tediosamente a matéria. Foi então que resolvi puxar papo com uma colega sentada à minha frente, e que parecia estar tão entediada quanto eu.

·         Você tem ideia do que ela está falando? - eu perguntei
·         Sinceramente não - ela disse- deixei de prestar atenção quando ela entrou e disse “bom dia!”.
·         Não acredito! Então você perdeu a melhor parte da explicação, quando ela começou à falar sobre "blá, blá, blá”.

A nossa conversa continuou mais interessante do que a matéria daquele dia, e quando dei por mim, a aula já havia terminado. Combinamos de nos encontrar mais tarde para continuarmos o papo, e acabamos nos tornamos grandes amigos à partir de então.

A nossa história de hoje começa com o personagem dizendo que estava assistindo à uma aula do seu curso de administração numa segunda-feira. Dizendo curso, ele se refere aqui à um período em que esteja estudando uma determinada matéria, à um processo de preparação para futuramente exercer uma determinada função, seja ela técnica ou universitária. Sendo assim, se você está cursando a faculdade de letras, por exemplo, você pode dizer que está fazendo um curso universitário de letras, ou simplesmente que está cursando letras, se referindo ao ensino que se limita à uma categoria de alunos ou matéria em particular. A palavra curso tem outros significados dependendo da sua aplicação, que podem ser observados ao fim da transcrição.
Ele diz: Eu naturalmente tenho um grande problema quando o assunto é me concentrar, e ainda mais quando o tópico da aula é tão chato como aquele estava sendo naquele dia. A palavra chato, mais comumente usada de forma coloquial, quer dizer entediante, cansativa, irritante. Esse termo obviamente, ofensivo, define uma pessoa inconveniente, e em outros casos como no texto uma situação desconfortável. Eu poderia dizer que uma reunião entre executivos é algo muito chato, ou o novo filme em cartaz no cinema é chato. “Chato” como um substantivo se refere à um tipo de parasita que se instala principalmente nas regiões pubianas trazendo uma série de complicações, mas definitivamente o nosso personagem não se refere à esse parasita no texto.
À minha volta havia um bando de gente dormindo sobre os livros enquanto a professora explicava tediosamente a matéria. Se referir à pessoas como um bando, é uma forma coloquial de dizer que são muitas pessoas juntas, um grande grupo de pessoas reunidas em um mesmo lugar. O substantivo pessoas aqui é substituído por “gente” que tem o mesmo significado, mas que atribui um tom mais informal à expressão. Fazer algo tediosamente significa fazê-lo de forma tediosa, cansativa, desinteressante. Nesse caso então o personagem quer dizer que a forma como a professora explicava a matéria (o assunto da aula em questão) era tediosa. Podemos usar aqui o termo chato, dizemos então que a forma como ela explicava era chata.
Foi então que resolvi puxar papo com uma colega sentada à minha frente e que parecia estar tão entediada quanto eu. A expressão “puxar papo” é novamente uma expressão informal que define a ação de iniciar uma conversa com alguém, ou dizer algo com a intenção de que isso leve à uma conversa. Se você está em uma fila esperando por horas, e tem alguém próximo de você que também está esperando, então talvez você diga à ela: “como está demorando não é?” Com a intenção de iniciar uma conversa e talvez tornar aquela espera um pouco menos entediante.

·         Você tem ideia do que ela está falando? - eu perguntei
A expressão ter ideia de algo ou à respeito de algo, é o mesmo que ter conhecimento, ou estar familiarizado com aquilo. O personagem está sendo sarcástico aqui sugerindo que a explicação da professora é tão entediante que provavelmente ninguém ali tenha ideia de qual seja o assunto da aula. A colega de classe do nosso personagem responde no mesmo tom de sarcasmo: Sinceramente não. Deixei de prestar atenção quando ela entrou e disse "bom dia!”.
Prestar atenção significa concentrar-se à fim de se fazer compreender. Se o seu chefe te designa uma determinada tarefa importante, por exemplo, você deve prestar atenção nas explicações dele se quer que tudo saia da forma correta.
O personagem faz uma piada aqui dizendo:
·         Não acredito! Então você perdeu a melhor parte da explicação, quando ela começou à falar sobre "blá, blá, blá”.
blá, blá blá” é apenas uma forma informal de dizer que algo não interessa que um determinado assunto não é interessante, que não tem fundamento.
·         Pare com esse “blá, blá, blá”, e tome logo uma atitude!
Deixe de falar tanto, e tão desnecessariamente e aja! Se mova, tome uma atitude!

A nossa conversa continuou mais interessante do que a matéria daquele dia, e quando dei por mim, a aula já havia terminado. A expressão “quando dei por mim” quer dizer quando me dei conta da situação, quando tomei conhecimento do que se passava.

Por fim ele diz:
Combinamos de nos encontrar mais tarde para continuarmos o papo, e acabamos nos tornamos grandes amigos à partir de então.

Aqui temos o termo “papo” que como vimos anteriormente se refere à uma conversa informal, à um diálogo entre amigos, por exemplo, onde o assunto não é necessariamente tão sério como uma conversa de negócios, ou um debate entre políticos. (Apesar de que a palavra político e sério não deveriam estar na mesma frase)
À partir de então quer dizer daquele momento em diante, partindo daquele determinado momento.

Vamos ouvir a narrativa dessa vez na velocidade normal

O português para estrangeiros é escrito e produzido por Rafael Reis, então, vamos parar de “blá, blá, blá” e estudar português? Obrigado por nos ouvir, não deixem de ouvir os próximos podcast aqui mesmo, no pepodcasts.blogspot.com. Bons estudos!

Vocabulário:

Curso. subst.: Marcha, progressão em movimento, diferentes seções em que se divide um programa de estudos.

Sarcástico. adj.: que age com ironia, desdém, sarcasmo

Entediado. adj.: aborrecido, enjoado

Chato adj.; irritante, inconveniente.

Chato subst.: (nome científico Pthirus pubis) Inseto parasita que ataca geralmente a região dos pêlos pubianos, responsável pela pediculose pubiana.

2 comments:

mari marinho said...

Olá, Rafael! Muito bom o Podcast. Você é o autor , certo? Como posso entrar em contato com você? Mariana

Rafael Reis said...

Olá Mariana!
Você pode entrar em contato comigo pelo meu e-mail rafael-reis-@live.com ou pelo Skype rafrafss.
Aguardo seu contato.
Abraço e obrigado pela sua visita :)

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Todos os direitos reservados

myfreecopyright.com registered & protected

Store

Store
Um guia completo com as principais expressões idiomáticas usadas no Brasil R$ 19.90

Followers

Parceiros

Visitors


Visitantes